sábado, 15 de dezembro de 2012

Dilma humorista

Acabei de abrir o meu jornal e descobri que a Dra. Dilma é uma humorista de mão cheia. 1,5 bilhões é o montante de dinheiro que será gasto para investir em escola pública em tempo integral. Ótimo! Ate ai eu concordo, quanto mais investir em educação melhor. Tem como discordar? Descubro que 35.503 escolas segundo o ministério de educação pública foram pré-selecionadas para participar do programa. Ate ai melhor ainda, quanto mais escolas em tempo integral melhor. Ate o ano que vem 4.243 escolas no estado de Minas gerais serão contempladas com este investimento. Ai eu pensei, nossa que maravilha finalmente vejo a Dilma dando um passo a frente. Ate eu ler o seguinte: "Os estudantes vão ter a oportunidade de aproveitar aulas diversas como capoeira, dança, música, judô..." Dilma tem ou não tem s
enso de humor? Dra. Dilma me diga como o judô, a dança e a capoeira vão fazer do Brasil um país de gênios ganhadores de prêmios Nobel. Me diga dona Dilma se tiver a gentileza o que vai mudar na forma de ensino em que milhares de estudantes ficam com as bundas grudadas em cadeiras duras de madeira, olhando para um quadro verde com um professor mal remunerado e livros da época da idade média. Me diga como a refeição escolar vai melhorar, ou como aula de dança, capoeira e judô vão ser mais úteis que aulas de ciências políticas, filosofia, sociologia. Me diga se haverá acompanhamento com pedagogas, psicólogas e dentistas nas escolas como nos EUA. Isso me cheira a um número maior de alunos deixando as escolas, pois será ainda mais tempo sentado em cadeiras duras, ouvindo muita falação de forma mal aplicada. Como ficará o salários dos professores que já recebem mal e vão trabalhar o dobro do tempo. Como a senhora pretende prender a vontade de estudar dos alunos em vez de incentiva-los a ir para uma grande educação física. Não precisamos que pessoas que saibam gingar capoeira, lutar judô ou sambar bonito. Precisamos de mentes pensantes, de escolas laicas, de boa remuneração aos professores, de salas de aulas menos abafadas, água gelada na escola, merenda de qualidade, aulas de ciência política, filosofia, sociologia, precisamos de que os alunos gostem de estudar. Que os melhores alunos das salas ganhem bolsas para as federais. Precisamos de incentivos maiores para estas escolas de tempo integral não afastarem de vez a moçada da escola. Não é uma grande educação física que vai tornar o ensino no Brasil melhor. Mas é claro né dona Dilma... "o povo com saúde e educação é uma ameaça aos donos do poder ao domínio das massas..." Obrigada por mais uma vez iludir o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário