terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mudar o mundo

Sabe, gosto muito da cultura chinesa. Acho eles sábios e amantes da vida. Acho que a maior evolução dos chineses é que eles sabem viver.
Aos 13 anos li um provérbio chines que muito me ensina ate hoje, estava eu indo tomar um chá e no sache estava escrito: "Antes de querer mudar o mundo, dê cinco voltas dentro da sua casa." Fiquei meditando a respeito e depois levei para a escola para mostrar para 
uma grande amiga da época. Uma pessoa bacana, mas um pouco egoísta e egocêntrica. Ela NUNCA entendeu o significado do provérbio.
Enfim, normalmente costumamos crescer com uma consciência um pouco dolorida pelos erros do mudo que observamos a nossa volta. Vemos fome, guerra, morte, mutilação, assassinado, sede, doença, peste, dor. E nossa consciência doí. Passa pela nossa cabeça fazer alguma coisa.
Mas depois de certa idade, ocupações profissionais, família. Nossa consciência vira uma entre as de mais mazelas de nossa vida. Quando adultos começamos a pensar:
"-SIM, O MUNDO ESTA RUIM. NÃO, A CULPA NÃO É MINHA. NÃO, EU NÃO POSSO FAZER NADA PARA MUDA-LO. SIM, EXISTE GENTE MUITO MAIS PODEROSA DO QUE EU QUE DEVERIA ESTAR FAZENDO ISSSO. SIM, EU VOU FICAR ACOMODADO ESPERANDO QUE ALGUÉM FAÇA."
O pior meus amigos, é que TODOS estão esperando que ALGUÉM faça. Mas TODOS querem mudar o mundo. Gabriel O pensador disse uma vez: ' NÃO ADIANTA OLHAR PARA O CÉU COM MUITA FÉ E POUCA LUTA.' Sim, do céu só cai a chuva.
Sabe o que é pior na nossa espécie? A hipocrisia! TODOS defendemos os direitos dos animais e somos contra maltratar. Mas quantos ao vê um cachorro na porta de casa, tira um minuto para ir lá, alimenta-lo, dar água e se não puder cuidar dele levar para alguém que pode ou para a zoonose? Todos somos contra a fome, a sede e a favor dos direitos humanos. Mas quantos ao ver um mendigo perambulando pelas ruas vai ate ele dar comida e encaminha-lo a um albergue? Muitos são contra a eutanásia em seres humanos. Mas quantos já mataram um animalzinho indefeso ou sacrificaram um cão, um gato e etc? Eles sentem e sofrem como um ser humano.... assim como não queremos ver o cão sofrer por ele ser indefeso o doente é a mesma coisa. Quantos são contra o aborto e já esterilizaram a gata, a cadela ou recolheu os filhotes e jogou no lixo? Quantas pessoas querem ver a cidade limpa e jogam papel de bala na rua ou nem sequer varre a porta de sua casa? Quantas pessoas querem educação mas brigam no transito? Na fila do banco ou loteria? Briga por esporte ou com a atendente de telemarquete que só esta fazendo o trabalho dela?
Eis o provérbio amigos: "ANTES DE QUERER MUDAR O MUNDO, DÊ CINCO VOLTAS DENTRO DE SUA CASA."
Normalmente temos muito que mudar em nós mesmos para começar algo em escala mundial. É o velho defeito humano de só enxergar as mazelas nos outros. A maioria das pessoas são como minha amiga de escola. Nunca vão entender o que realmente tem de ser mudado no mundo. Querem o amor sem ser fiel, querem o respeito sem da-lo, querem perdão sem perdoar, serem justiça sem dar basta na vingança, querem comida sem doa-la, querem solidariedade sem faze-la, querem mudança sem coloca-la em execução em si mesmo. Primeiro mude vc, depois sua casa, sua rua, seu bairro, sua cidade e assim a mudança vai acontecer. Mas não espere ela vir pelas mãos de ALGUÉM. Este alguém NUNCA vai chegar pq ninguém pode mudar aquilo que só a gente pode mexer... NINGUÉM PODE MUDAR A GENTE!
Eis o pq da China esta melhor do que nós. Cada um vive arrumando ainda a própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário